sábado, 26 de julho de 2008
Faltam 13 dias para a Olimpíada de Pequim. E uma das coisas que estão me deixando mais entusiasmada com esse fato são os incríveis projetos de urbanismo e arquitetura desenvolvidos para os jogos. Tanto Pequim como as cidades ao seu redor, tem sido transformadas para que consigam fazer delas modelos de desenvolvimento sustentável. Tanto as estruturas arquitetônicas como o equipamento urbano foram desenvolvidos a partir de desenhos bioclimáticos e eco-tecnologias.
Os projetos são tão fodas que vou fazer uma série aqui no blog com as mais impressionantes instalações.
Pra começar, o Estádio Nacional, um ninho feito de aço com 80 mil assentos, o literal e figurativamente coração da Olimpíada de 2008. O design é do escritório Herzog & DeMeuron (Suíça) and China Architecture Design Institute. O estádio coleta e reutiliza a água das chuvas através de painéis solares instalados no teto, esses painéis abastecem todo o estádio com energia, calefação e água. Sua construção foi desenvolvida seguindo a proposta do Comitê Olímpico. Olimpíada Verde é como eles fazem questão de eleger os jogos de 2008.
"Pequim se transformou em um exemplo de construção ambiental. Exemplo, também, no que se refere aos avanços tecnológicos da área, pois praticamente todos os edifícios que foram construídos por causa dos jogos olímpicos, estádios, museus, teatros, o centro para a televisão chinesa, a vila olímpica etc, contam com os mais sofisticados computadores, alarmes e sistemas de segurança inteligentes. O investimento econômico do governo chinês já superou os 27 milhões de dólares. Se considerarmos que este projeto é um dos mais relevantes na arquitetura bio-ecológica, a China pode ser elevada a líder mundial em matéria de construção sustentável". (PTW Architects site)
Deliciem-se com as fotos das vistas do Estádio Nacional de Pequim. As que estão acima desse post são a vista noturna da construção já concluída.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário