sexta-feira, 18 de julho de 2008
Vai receber amigos pra jantar?
Um beijo pro casal que sempre me prestigiou com a sua especialidade. Muitas saudades, S. Thiago e D. Mirela.
BERIJELA À PARMIGIANA (ou parmegiana)
A base deste prato são fatias de berinjela assadas em camadas com um vigoroso molho de tomate, mussarela e queijo parmesão ralado na hora.
Para ganhar tempo: A berinjela à parmigiana pode ser preparada 1-2 dias antes e
guardada, coberta, na geladeira. Leve à temperatura ambiente e asse pouco antes de servir.
Ingredientes:
berinjelas, cerca de 2kg
sal e pimenta do reino e calabresa
azeite de oliva 175ml ou 3/4 xíc. (chá)
500g mussarela
1 maço de manjericão fresco
125g queijo parmesão ralado na hora
pimenta calabresa
Para o molho de tomate
2,5kg tomate
3 cebolas
5 dentes de alho
5-7 galhinhos de orégano fresco
45ml purê de tomate ou 3 colh. (sopa)
1 pitada de açúcar
1 macinho de ervas (bouquet garni) com 5-6 galhos de salsinha
2-3 galhos de tomilho fresco e 1 folha de louro
Como fatiar e assar as berinjelas
1. Tire o cabinho das berinjelas e corte-as em fatias de 1 cm, no sentido da largura.
2. Ponha as fatias na travessa e salpique com sal, deixe descansar por 30 minutos, para tirar o amargor.
3. Aqueça o forno a 180ºC. Lave bem as fatias de berinjela no escorredor, em água fria corrente, para tirar o sal. Enxugue-as bem com papel-toalha.
4. Unte as assadeiras rasas. Coloque as fatias nas assadeiras e unte-as com azeite. Asse por 20-25 minutos, até elas ficarem tenras, virando uma vez e pincelando novamente com óleo. Enquanto isso, faça o molho de tomate.
Como fazer o molho de tomate
1. Faça um "x" na base de cada tomate. Mergulhe em água fervente por 8-15 segundos, até a casca começar a rachar. Transfira-os imediatamente para a água fria. Ao esfriarem, tire a casca. Corte-os ao meio, esprema para as sementes saírem, depois pique grosseiramente.
2. Descasque as cebolas, deixando um pedacinho da raiz preso, depois corte-as ao meio. Fatie no sentido horizontal e vertical, em direção à raiz, deixando as fatias presas na ponta. Finalmente, corte-as de través, em cubinhos pequenos.
3. Coloque a parte achatada do facão sobre cada dente de alho e pressione com cuidado. Jogue fora a casca e pique bem o alho.
4. Arranque as folhas de orégano dos talos e esmague-as na tábua. Com o facão, pique-as grosseiramente.
5. Aqueça o óleo na caçarola, ponha as cebolas e cozinhe em fogo médio por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando com a colher de pau até elas ficarem macias, mas não douradas.
6. Coloque o tomate picado na caçarola com o alho, o orégano, o purê de tomate, o sal, a pimenta do reino, o açúcar e o macinho de ervas. Misture os ingredientes.
7. Tampe a caçarola e cozinhe o molho em fogo bem baixo por 15 minutos. Tire a tampa e continue a cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar mais. Tire o macinho de ervas e prove o tempero.
8. Uma pitada de açúcar para cortar a acidez dos tomates
Montar as camadas e levar ao forno
1. Corte a mussarela em fatias de 1,5cm. Corte as fatias em tiras de 1,5cm. Junte as tiras e corte em cubos. Arranque as folhas de manjericão dos talos, reservando 8 galhinhos para a decoração. Enrole as folhas e pique bem.
2. Espalhe cerca de um quarto do molho de tomate no fundo da assadeira. Arrume um terço das fatias de berinjela em cima do molho, sobrepondo levemente.
3. Cubra as fatias de berinjela com um terço do manjericão picado, um quarto do queijo parmesão ralado e um quarto dos cubos de mussarela.
4. Faça outra camada de molho de tomate, outra de fatias de berinjela, manjericão, parmesão e mussarela, até completar 3 camadas. Cubra com o resto do molho de tomate, mussarela e parmesão. Asse no forno por 20-25 minutos, até borbulhar e dourar levemente. Deixe descansar por 15 minutos.
Salpique pimenta calabresa antes de servir.
O vinho é fundamental.
Beijos e deliciem-se.
P.S.: A foto não é minha. Peguei no google, mas é a imagem mais parecida de como fica essa receita. E a panelinha de barro é igual a da Mirela. linda!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário